Oncologia | Espaço Bem Viver

Em oncologia, seja ela mamária ou pélvica, a fisioterapia se ocupa de preservar ou recuperar a funcionalidade dos membros superiores e inferiores, através do ganho de movimento, melhorando assim a qualidade de vida.

Os cânceres de mama, ginecológicos e da próstata tem acometido grande parte da população, e as consequências de todo o tratamento através da quimioterapia, radioterapia e cirurgia, trazem repercussões importantes para o corpo, gerando disfunções do movimento dos braços ou pernas, lesões de pele (cicatrizes, edema, queimaduras, deiscência, seroma, etc), alterações posturais, linfedema, etc…

Uma avaliação pré-operatória por um fisioterapeuta especializado pode contribuir para redução das comorbidades no pós-operatório, uma vez que são realizadas orientações para prevenção de algumas disfunções precocemente. No pós-operatório, a intervenção deve ser imediata, mesmo em uso de dreno ou sondas, para acompanhar todo o processo de recuperação e evitar a instalação de disfunções nos membros. Em casos de colocação de prótese mamária, as orientações são realizadas no pós-operatório imediato e a intervenção se inicia após a liberação médica.

Em alguns casos, durante a cirurgia mamária, ginecológica ou urológica, a retirada completa de linfonodos axilares ou inguinais, pode favorecer o aparecimento de linfedema, um “inchaço” crônico do membro afetado. Assim, a fisioterapia possui recursos para prevenção do aparecimento de linfedema, além de acompanhamento e tratamento, quando apresenta os primeiros sinais e sintomas, ou mesmo o linfedema já está instalado. Procure um profissional especializado para avaliação e tratamento.

espaco-bem-viver-oncologia