Saúde da Mulher

Fisioterapia Pélvica

saúde da mulher fisioterapia pélvica

🌸 O assoalho pélvico é um conjunto de músculos, fáscias e ligamentos localizados na parte de baixo da nossa pelve (bacia), formando o “chão” que mantém no lugar os órgãos do nosso corpo, incluindo a bexiga e o útero.⠀
🌸 Além de sustentar nossos órgãos, o assoalho pélvico também serve para conter a urina e as fezes, para passagem do bebê no parto e para função sexual. Quando são encontradas alterações nessas estruturas, podem surgir as disfunções do assoalho pélvico.⠀
🌸 A Fisioterapia Pélvica proporciona um bom funcionamento do assoalho pélvico. Pode atuar na prevenção ou no tratamento de problemas relacionado a ele como: incontinência urinária, disfunções sexuais, dor pélvica, vaginismo, atrofia, corrimento de repetição, entre outras. Texto @barbaravazs fisioterapeuta especialista em Uroginecologia.

 

Tratamentos das disfunções do Assoalho Pélvico

tratamentos das disfunções do assoalho pélvico

👉 Na Fisioterapia Pélvica são utilizadas diversas técnicas para tratamento das disfunções do Assoalho Pélvico. Algumas opções são: terapia manual, eletroterapia e o treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP).
🌸 Na terapia manual são realizados alongamentos, massagem e liberação miofascial na região afetada, para tratamento de dor, ardência ou queimação e hipertonia vaginal.
🌸 A eletroterapia auxilia na contração e/ou relaxamento dos músculos, além de agir no controle da bexiga hiperativa, sendo usada para tratamento de incontinência urinária, dor e atrofia vaginal.
🌸 O TMAP é composto por exercícios de contração desses músculos para torna-los funcionais; é usado para tratamento de incontinência urinária, disfunções sexuais, atrofia vaginal, frouxidão vaginal (“vagina larga”), prolapsos genitais (“bexiga caída”) e corrimentos de repetição.

Comente aqui

Comentários